DIÁRIO DO NORDESTE - 93% dos brasileiros selecionam melhor os gastos na crise

07 de Abril de 2016

A solução para 93% dos brasileiros enfrentar a crise econômica tem sido selecionar melhor os gastos – mantendo alimentação e medicamentos como prioridade – e mudar os hábitos de consumo (60%), como mostra pesquisa realizada pela Nox4Think e encomendada pela Dotz, em sete estados brasileiros, com 915 entrevistados.

Conforme o levantamento, um caminho encontrado por 26% da população foi concentrar as compras em locais onde há possibilidade de acumular pontos e trocar por descontos ou produtos. Outra tática que vem sendo adotada para fazer o dinheiro render mais é utilizar os pontos para pagar contas.

Desde 2012, mais de R$ 14 milhões em contas de consumo foram pagas com pontos, como mostra levantamento da Dotz, com 18 milhões de clientes no Brasil. O salto de 2014 para 2015 foi de 33%.Outros R$ 30 milhões em pontos foram usados para trocar por vale-compras em supermercados. O salto de 2014 para 2015 foi de 94%. 

Fidelização

Com isso, de acordo com os dados da Associação das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), os cadastros em programas de fidelidade cresceram e totalizaram 67,7 milhões no terceiro trimestre de 2015, uma alta de 22% em relação ao mesmo período de 2014, quando eram 55,4 milhões de clientes.

“O hábito de consumo também tem mudado no perfil da troca de pontos por produtos. Hoje, o vale-compras no supermercado, postos de combustível e a farmácia estão entre os segmentos mais trocados. Isso mostra que as pessoas estão realmente usando os Dotz como uma forma de complementar a renda nesse momento de crise”, revela Roberto Chade, presidente do programa de fidelidade.

O sistema é usado em Brasília, por exemplo, por 73% da população economicamente ativa; na grande Belo Horizonte, são 64%. Em Fortaleza, seis em cada 10 pessoas têm Dotz. Hoje, no Brasil, são mais de 8.200 pontos de venda parceiros, 10 mil resgates realizados diariamente e mais de R$ 139 bilhões em vendas incentivadas. No Brasil, já são 18 milhões de usuários em 690 cidades.

A pesquisa foi realizada pela Nox4Think entre os dias 8 e 17 de janeiro.

 

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