Os programas oferecem oportunidade para o consumidor acumular e trocar seus pontos ou milhas
Neste período de crise as famílias cortam gastos considerados supérfluos e procuram diminuir custos. Segundo dados do Banco Central, no segundo trimestre de 2015, o consumo das famílias brasileiras teve queda de 2,1%, em comparação com o mesmo período de 2014. Nesse cenário, os programas de fidelidade oferecem oportunidade para o consumidor acumular e trocar seus pontos/milhas seja para fazer uma viagem ou mesmo para adquirir produtos, serviços e até para o pagamento de contas, como alguns programas já oferecem.
Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelidade (ABEMF), Roberto Medeiros.
Ele diz que que o programa de fidelidade nos momentos de desafio da economia é uma forma dos participantes pouparem, em forma de pontos ou milhas. E esses pontos podem ser trocados, tanto por passagens aéreas, quanto para produtos de mais de 400 varejistas do Brasil inteiro.
O presidente da Associação recomenda que as pessoas tentem usar programas de fidelidade que não fiquem somente restritos a uma única loja.