GUIA DO INVESTIDOR - Cashback, descontos e vale-compras ganham força nos programas de fidelidade, segundo ABEMF

21 de Fevereiro de 2022

 

Cashback, descontos e vale-compras ganham força nos programas de fidelidade, segundo ABEMF

 

Com a crise causada pela pandemia do coronavírus, houve um movimento de aceleração na valorização de recompensas instantâneas como cashback, vale-compras e descontos nos programas de fidelidade.

 

Estratégias de fidelização nas quais as empresas, inclusive varejistas, têm apostado — principalmente quando se trata de um primeiro contato com o cliente para conquistá-lo.

 

“Em momentos como este, devemos levar em consideração, que os consumidores tendem a prestar mais atenção nas oportunidades que proporcionem economia. O cliente enxerga isso de uma maneira muito interessante, porque traz liquidez no curto prazo e ele pode usar esse valor como preferir. E essa pode ser considerada uma das vantagens do uso de ferramentas do tipo”, explicou o diretor executivo da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), Paulo Curro.

 

Em pesquisa recente a entidade apurou que quando perguntados sobre qual recompensa os participantes, entre esporádicos e frequentes, preferem receber de seus programas, 76% citou descontos para compras em lojas e 70% mencionou o cashback.

 

 

 

Entre suas associadas, a ABEMF, percebeu que os consumidores têm valorizado cada vez mais recompensas como estas.

 

 

 

Leia mais  Preço de IPO da Méliuz sairá entre R$ 10 e R12,50

 

A Dotz (DOTZ3), por exemplo, sinalizou que a conversão de Dotz por reais, realizada no app da Conta Digital da empresa, representou 41% do total de resgates feitos no último tri de 2021. Quase metade do montante geral.

 

 

 

Já a plataforma de fidelidade Stix chegou, no último trimestre de 2021, à marca de 1 milhão de resgates por mês. O número é um compilado de trocas de pontos stix, sendo 80% em descontos, que inclui vale-compras resgatados no app e troca de pontos por descontos direto nos caixas dos supermercados Extra e Pão de Açúcar e nas farmácias Droga Raia e Drogasil, e 20% em produtos.

 

 

 

Outra associada da ABEMF, a Mastercard — que oferece o programa de fidelidade dos cartões da empresa, o Mastercad Surpreenda, em que os pontos que podem ser convertidos em descontos — destaca entre os parceiros mais resgatados: Localiza, Outback, Telecine, Pizza Hut e Asics.

 

 

 

Quando perguntado se esse tipo de estratégia de fidelização deve deixar de ter protagonismo, se podem ser mantidas em longo prazo, o diretor executivo da ABEMF diz que a tendência é de que as opções sempre aumentem, que novas serão agregadas, mas as que já existem, continuam.

 

 

 

Leia mais  Grande banco Filipino lança caixa eletrônico de criptomoedas próprio

 

Essa diversificação dos programas de fidelidade é sentida em diversas frentes, segundo Paulo Curro.

 

 

 

“É importante destacar o papel das multialavancas promocionais para engajar os clientes dos mais variados setores. As alavancas são tudo aquilo que move uma pessoa a comprar, a ir a uma loja, como descontos, cashback, pontos/milhas e gamificação, por exemplo. Se utilizadas combinadas e de maneira harmônica, podem ajudar, e muito, na missão de se aproximar do público consumidor”, completa.

 

 

LER ESTA NOTÍCIA DIRETO DA FONTE

Copyright © 2015 Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização - ABEMF. Todos os direitos reservados.