INFOMONEY - Programas de fidelidade ganham força em 2015

03 de Dezembro de 2015

Número de participantes cresce 22% no terceiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado

De acordo com levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Fidelização (Abemf), o número de novos cadastros em programa de fidelidade totalizou 67,7 milhões no terceiro trimestre de 2015, uma alta de 22%, em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação ao trimestre anterior foi registrado um avanço de 6,6%.

A quantidade de pontos emitidos entre julho e setembro de 2015 atingiu 45,2 bilhões, o que representa um avanço de 3% ante o mesmo intervalo do ano passado, quando o montante foi de 43,9 bilhões. Em relação ao segundo trimestre desse ano, quando 43,1 bilhões de pontos foram emitidos, a alta foi de 4%.

O principal desejo do consumidor continua a ser a troca de pontos por passagens aéreas, mas está havendo uma diversificação das possibilidades de troca, o que explica esse aumento. Na Multiplus, por exemplo, os participantes possuem mais de 550 mil opções de produtos e serviços, e 425 parceiros para troca. Outros pontos que explicam esse aumento é o investimento do setor em campanhas informativas e promocionais, que geram mais engajamento do participante.

O faturamento bruto da indústria de fidelização no terceiro trimestre deste ano foi de R$ 1,29 bilhão, o que representa uma alta de 25,9% ante o mesmo intervalo do ano passado, quando o faturamento totalizou R$ 1,028 bilhão. Na base trimestral, o aumento foi de 6,8%.

A taxa de pontos vencidos, chamados de breakage, ficou em 16,6% no terceiro trimestre. No mesmo período do ano passado, o indicador foi de 18,7%. Os executivos da Abemf apontam ainda que a taxa em países com o mercado mais maduro varia entre 13% e 15%.

Copyright © 2015 Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização - ABEMF. Todos os direitos reservados.