Os consumidores estão buscando cada vez mais descontos e ofertas. E os programas de fidelidade são ótimos aliados do cliente, pois permitem aos cadastrados obter descontos e vantagens exclusivas. Tais benefícios podem ser usados também no Dia dos Namorados - seja na compra de presentes ou dos ingredientes para um jantar romântico. Em tempos de queda do poder econômico, os pontos são excelentes para complemento de renda e garantia de economia.
É nisso que apostam as redes Extra e Pão de Açúcar. Ambas possuem programas de fidelidade: o Clube Extra e o Pão de Açúcar Mais, respectivamente. No primeiro, o cliente cadastrado pode acumular pontos ao comprar em qualquer formato do Extra – super e hipermercado, drogaria, posto de combustível e e-commerce – e trocar por vale compras. Além disso, a rede oferece descontos exclusivos em produtos selecionados. Já no Pão de Açúcar, além da troca de pontos por compras, as promoções da rede são exclusivas aos cadastrados no Pão de Açúcar Mais.
Desde o ano passado, as redes têm uma parceria com a Multiplus, que permite o acúmulo e resgate de pontos em mais de 830 lojas. A união das empresas permite aos clientes Extra e Pão de Açúcar transferir o saldo disponível na Multiplus e utilizá-los nas lojas das redes, adicionando pontos extras nos programas de fidelidade Clube Extra e Pão de Açúcar Mais. Só para se ter uma ideia, o Pão de Açúcar Mais já é responsável por quase 70% das vendas da rede de supermercados, enquanto que o Clube Extra já responde por 40% da participação no Extra.
Cenário Nacional - Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) apontam crescimento de 27,1% em 2015 no faturamento das empresas do setor de programas de fidelidade. Ao mesmo tempo, o número de cadastros em programas de pontos cresceu 22% em um ano.