O que descobrimos
Antes da pandemia, 80% das trocas eram por passagens. Agora, as estrelas são pipoqueiras, fritadeiras e artigos para home office
No primeiro trimestre, 30,9% dos resgates foram por produtos – o maior nível já registrado pela associação do setor
Pessoas estão trocando milhas até por cerveja
O arquiteto Douglas Almeida, de São Paulo, planejava usar suas milhas, este ano, para visitar amigos no Recife. “Dava para pagar ida e volta e ainda sobraria um pouquinho”, diz ele. O problema foi que a pandemia estragou os planos de viagem dele – e de muita gente. “As milhas? Acabei trocando por um conjunto de panelas.”
Desde que viajar ficou mais difícil por causa da pandemia de coronavírus, quem tinha milhas acumuladas engavetou os planos de visitar outros lugares.
Muita gente, como Almeida, resolveu usar essas milhas para outra coisa: comprar produtos para casa e para o home office.
“Essas foram as categorias de produtos que mais cresceram desde março”, diz Mirelly Gama, diretora de bancos, varejo e parcerias da Smiles. Os produtos que mais estão saindo, segundo ela, são:
Caixas de som para celular
Fones de ouvido
Pipoqueira
Fritadeiras elétricas
Caixas de ferramentas
Toalhas
Travesseiros
Cadeira de escritório
Faixa elástica mini band (para ginástica)
Aspiradores sem fio
Robô de limpeza
Ela conta que logo no início do isolamento social a empresa de milhagem se reuniu com parceiros varejistas como Magazine Luiza e Fast Shop para traçar novas estratégias, pensando num consumidor que estava planejando trocas de pontos por produtos.
“Normalmente, a Smiles negocia descontos com companhias aéreas. A gente não tinha tradição de fazer isso com produtos de varejo. Mas agora estamos fazendo várias promoções graças a esses novos acordos”, disse.
Umas delas levou apenas duas horas para zerar o estoque e teve de ser retirada do ar. “Conseguimos, com a Samsung, um desconto no celular S20. Então, baixamos o preço dele de 329 mil milhas para 165 mil milhas. Foi alucinante a velocidade de vendas”, diz Mirelly.
A Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) ainda não divulgou os dados do primeiro semestre desde ano. Mas no primeiro trimestre, 54 bilhões de pontos/milhas foram trocados e 30,9% foram resgatados por produtos – o maior nível já registrado pela associação.
Essa mudança é um fenômeno mundial. Nos Estados Unidos, os principais programas de milhagem de cartões de crédito deixaram as viagens de lado e estão agora oferecendo prêmios como créditos para uso em serviços de internet ou de streaming.
No programa de pontos Dotz, as viagens, que representavam 15% dos resgates de pontos, caíram para menos de 2% durante a pandemia, segundo Juliana Kuroda, gerente de analytics da empresa.
Além de liquidificadores, batedeiras, fritadeiras elétricas e artigos para home office, os clientes da Dotz estão trocando suas milhas por vales supermercados. “Esse foi um tipo de troca que cresceu 33% entre abril e julho deste ano em relação aos mesmos meses de 2019”, conta Juliana. “É um reflexo da perda de renda das pessoas.”
Em maio, o programa de pontos lançou a Conta Dotz, um sistema pelo qual a pessoa consegue usar suas milhas para trocá-las por dinheiro. Em relação ao primeiro mês de lançamento, essa modalidade de resgate já cresceu 9%.
Trocas mais simples como essas também aconteceram na Smiles. “Fizemos uma promoção com itens de supermercado e vendemos 1800 packs de cerveja em um único dia”, lembra Mirelly.
Passagens nacionais
Em julho, porém, segundo a Smiles, houve uma leve retomada na busca por passagens – nacionais, é bom frisar. “Conseguimos recuperar 46% em relação a julho de 2019”, diz Mirelly.
Para quem ainda pensa em viajar, existem truques que é preciso saber para se planejar, segundo o especialista em programas de milhagem Rodrigo Goés. “Na retomada, as companhias áreas vão voar com menos pessoas nas aeronaves e isso pode encarecer o preço dos bilhetes”, diz ele. Por isso, é bom procurar programas em que as milhas acumuladas não variam conforme o preço dos bilhetes. “O programa da Tap faz isso, por exemplo.