Escolha o tipo de programa de fidelidade melhor para você.
Quem quer participar de programas de fidelidade encontra uma série de opções no mercado. Um erro comum é achar que só clientes VIP podem aproveitar as vantagens. Os programas englobam variados perfis de consumidores e alguns deles não exigem grande número de pontos para começar o resgate.
O UOL fez uma lista dos principais programas e as características de cada um para que você escolha qual se encaixa melhor no seu perfil.
3 modelos de fidelidade: coalizão, individual e cashback
Os programas de coalizão reúnem diversas empresas. Os pontos acumulados na compra em um dos parceiros podem ser usados para resgatar produtos nos demais. O consumidor acumula pontos ao comprar em um supermercado, por exemplo, e depois pode trocar por produtos, como equipamentos eletrônicos, pagar contas e fazer a recarga do celular.
"Estimula-se a fidelidade não somente a um estabelecimento, mas a uma rede de parceiros comerciais", afirma Roberto Medeiros, presidente da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) e da Multiplus.
Nos programas individuais, os pontos acumulados são resgatados com produtos e serviços da própria marca. Algumas delas têm parcerias com programas de coalizão.
Os sites de cashback (dinheiro de volta, em inglês) permitem ao usuário receber de volta parte do dinheiro gasto na compra. Os sites direcionam o consumidor para as loja parceiras e recebem uma comissão. Parte dessa comissão é repassada ao comprador.
Atenção ao regulamento
O professor de Planejamento de Marketing e Comportamento do Consumidor do Ibmec/RJ Jorge Bittencourt diz que o consumidor deve buscar empresas de qualidade reconhecida, observar atentamente o regulamento -principalmente o tempo de validade dos benefícios acumulados- e ouvir a opinião de pessoas que já participam, inclusive por meio de pesquisas na internet.
No caso dos programas de coalizão, é importante ainda verificar a quantidade de parceiros.
O empresariado vê potencial de crescimento no mercado nacional. “Até pela baixa penetração, com cerca de 8% no país, entendemos que exista muito espaço para crescer”, afirma Mauro Bizatto, superintendente de marketing e produtos da Livelo, player mais recente e que começou a operar em uma base de 10 milhões de clientes oriundos dos programas de fidelidade do Banco do Brasil e do Bradesco.
Veja abaixo exemplos e regras dos três tipos de programa de fidelidade.