Alta também pode ser verificada na interação dos participantes com os programas, no acúmulo e resgate de pontos/milhas, segundo ABEMF
A ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) constatou que o faturamento bruto das companhias associadas à entidade chegou a R$ 2,5 bilhões no terceiro trimestre de 2022. Esse valor é 49,3% superior ao registrado no 3T21 e 33,1% maior do que no mesmo período de 2019, ou seja, antes da pandemia.
O contínuo crescimento do setor pode ser visto em todos os indicadores do terceiro trimestre de 2022, segundo o diretor executivo da associação, Paulo Curro. “A interação dos brasileiros com os programas de fidelidade também continua aumentando. O número de transações, que mede essa atividade, subiu 7,8% no terceiro tri, em relação ao mesmo período do ano passado, na comparação com 2019, o aumento foi de 30,9%, chegando a 6,4 milhões”, conta.
Os pontos/milhas emitidos, aqueles que foram acumulados no terceiro trimestre, atingiram o montante de 138,2 bilhões. Esse número é 54,6% maior do que o registrado no mesmo período de 2021, e 86,6% acima de 2019, mostrando que mesmo para números pré-pandemia, a alta é representativa. Desses, 6,2% vieram de passagens aéreas e 93,6% foram recebidos por meio de compras feitas no Varejo, Indústria e Serviços.
Outro número aferido pela associação refere-se aos pontos/milhas que foram resgatados, ou seja, convertidos em produtos ou serviços, que chegaram a 102 bilhões, sendo 27,1% maior do que no 3T21, e 55,8% acima do mesmo período em 2019. Desses, 13,2% deles foram utilizados para adquirir produtos e serviços não aéreos como itens para casa, descontos, cashback e outras vantagens disponíveis nos catálogos dos programas de fidelidade. Mas, a maior parte continuou sendo convertida em passagens aéreas, 86,8% do total.
Entre os destinos nacionais mais visitados pelos participantes dos programas que trocaram seus pontos/milhas por passagens estão São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador, nessa ordem. Em viagens internacionais, Orlando-Flórida foi o local preferido, seguido de Lisboa, Miami, Santiago e Madri, em um ranking sem alteração na comparação com os dois primeiros trimestres do ano.
Ainda no terceiro tri de 2022, cresceu também o número de cadastros. A quantidade de inscrições nos programas chegou a 189,1 milhões, representando um aumento de 8,4% sobre o mesmo período de 2021. Lembrando que esses não são números únicos, se referem a cadastros e não a consumidores, pois eles podem utilizar mais de um programa ao mesmo tempo.
Além disso, a taxa de breakage, que mede o percentual de pontos/milhas que venceram no período, ficou em 15,8%, seguindo a média dos resultados anteriores. Importante ressaltar que o percentual não é calculado em cima dos pontos/milhas emitidos no semestre, mas sim numa média dos últimos 12 meses.
Sobre ABEMF
A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.
Fazem parte da entidade dez das maiores companhias do segmento no país: Azul, Dotz, Juntos Somos Mais, Latam, Livelo, Mastercard, Orbia, Smiles, Stix e Vertem. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.