Mais de 80% de quem ainda não participa de programas de fidelidade já considera aderir

22 de Novembro de 2022

Dado foi constatado por pesquisa realizada pela ABEMF 

Na segunda edição de seu estudo sobre o comportamento dos consumidores brasileiros em relação ao mercado de fidelidade, a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), em parceria com o Instituto Locomotiva, constatou que 81% das pessoas que ainda não são inscritas nos programas de fidelidade já consideram aderir, devido à atual crise econômica. Na edição anterior da pesquisa, realizada em 2020, esse percentual estava em 74%, ou seja, um aumento de sete pontos percentuais. 

“Estamos acompanhando um crescimento muito representativo do setor. Em número de cadastros, houve alta de mais de 20% nos últimos dois anos, chegando a 185,7 milhões, em junho deste ano. Esse indicador considera que uma pessoa pode estar cadastrada em mais de um programa, mas demonstra o aumento do interesse dos brasileiros. Isso porque as pessoas já têm uma visão de que, com essas vantagens oferecidas por empresas de fidelidade, é possível ganhar poder de compra”, explica o diretor executivo da ABEMF, Paulo Curro.

E essa foi a razão mais citada na pesquisa para que clientes dissessem que têm interesse em participar de programas do tipo. O segundo motivo mais citado foi o uso de benefícios como forma de economizar na crise, e em terceiro:  devido a esse momento econômico, o consumidor quer e entende que precise aproveitar todas as oportunidades.

O estudo ainda revelou que supermercados, farmácias, lojas de eletrônicos, eletrodomésticos e vestuário, bem como empresas de alimentos e bebidas são os segmentos que mais despertam interesse para que esses consumidores queiram aderir a programas de fidelidade. Quanto aos benefícios que os levam a ter interesse no cadastro, o cashback aparece no topo da lista, já a facilidade no uso, ou seja, que a empresa ofereça um aplicativo fácil de manusear, com consulta de saldos e trocas, aparece logo na sequência. 

Além disso, 57% dos entrevistados afirmaram que passarão a comprar produtos de uma nova marca quando ela oferecer um programa de fidelidade em função da situação econômica.

 

Sobre ABEMF 

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização. 

Fazem parte da entidade onze das maiores companhias do segmento no país: Azul, Dotz, Elo, Juntos Somos Mais, Latam, livelo, Mastercard, Orbia, Smiles, Stix e Vertem. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.

 

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